Crianças

Crianças

O que você gostaria de encontrar aqui?

domingo, 23 de maio de 2010

ASPECTOS GERAIS DA ÁFRICA DO SUL

Nome do país: República da África do Sul.
Línguas oficiais: São o inglês (língua materna de 8% da população), africâner (14%), idioma derivado do neerlandês com influências limitadas de línguas indígenas, como a malaia. As línguas nativas e oficiais incluem o zulu (22%), xhosa (17%), suázi (2%), ndebele (1%), sotho meridional (7%), sotho setentrional (9%), tsonga (4%), tswana (8%) e venda (2%).Os negros urbanos geralmente falam inglês ou afrikaans para além da sua língua natal.
Existem grupos mais pequenos mas ainda significativos de falantes de línguas khoi-san, que não são línguas oficiais mas são uma das oito línguas oficialmente reconhecidas. Existem pequenos grupos de falantes de línguas ameaçadas, muitas delas pertencentes à família khoi-san, e que não têm nenhum estatuto oficial. Alguns grupos no interior da África do Sul, no entanto, estão a tentar promover o seu uso.
Capitais: Pretória / Tshwane (cidade administrativa)
Cidade do Cabo (Legislativa)
Bloemfontein / Mangaung (Judiciário).
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,674 – médio.
Religião - Em termos de crença religiosa, cerca de três quartos dos sul-africanos são cristãos, particularmente protestantes. Pertencem a várias igrejas, incluindo muitas que combinam crenças cristãs e africanas tradicionais.
Muita da população não-cristã é animista. Entre as religiões minoritárias inclui-se o islão, o hinduísmo e o judaísmo.
Por convicções religiosas, a população professa:
· Igreja Cristã Zion: 11,1%
· Igreja Pentecostal: 8,2%
· Igreja Católica: 7,1%
· Igreja Metodista: 6,8%
· Igreja Reformada Holandesa: 6,7%
· Igreja Anglicana: 3,8%
· Ateus: 18%
Etnias - O censo de 2001 organizado pela agência de estatísticas da África do sul propôs cinco categorias raciais onde as pessoas se podiam classificar a si próprias, a última das quais, "não especificada/outra", recolheu um número negligível de respostas e foi omitida. Os resultados das outras categorias foram:
· Africano/Negro — 79,0%
· Branco — 9,6%
· Coloured — 8,9%
· Indiano/Asiático — 2,5%
De longe, a maior parte da população classificou-se como africana ou negra, mas não é culturalmente ou linguisticamente homogénea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário