Crianças

Crianças

O que você gostaria de encontrar aqui?

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Links para pesquisas

Ensino Fundamental I:

Pesquisa Escolar
Neste site você encontrará fontes de pesquisas em muitos assuntos.
http://www.pesquisaescolar.com.br

Encyclopaedia Britanica On-line
http://www.eb.com

Dicionário da língua Portuguesa
http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

MAPAS - Google

http://maps.google.com/?hl=pt-BR

Planeta Educação
O Planeta Educação tem três grandes sessões: estudantes, professores e pais.
Em cada uma delas é possível encontrar informações interessantes para cada um desses grupos: dicas de aula, consultas com especialistas em educação, atividades escolares, psicologia infantil, datas de vestibulares, etc.
http://www.planetaeducacao.com.br

Canal Kids
Interessante para passar tempo. Não tem muitos jogos, porém conta com textos voltados para as crianças e vídeos de bonecos animados.
http://www.canalkids.com.br

Cambito
Interessantíssimo, pois tem jogos totalmente pedagógicos, jogo de ciência, jogo de reciclagem onde a criança aprende o tempo de degradação dos produtos, curso de digitação é fantástico.
http://www.cambito.com.br

Plenarinho/Câmara dos Deputados
Um site para a criançada, mas voltado completamente para a cidadania! Nessa época de eleição, o destaque do site é uma simulação de votação para as crianças, com partidos simbólicos, personagens candidatos com direito a discurso e tudo o mais. Muito legal...
http://www.plenarinho.com.br

Revista Recreio

Os jogos aqui são divididos por temas - como ação, estratégia e desafio. Dentro de cada uma dessas categorias, pode-se encontrar jogos diferentes, que possibilitam o raciocínio e desperta a criatividade.
Dentre eles, podemos destacar o "Batalha Naval", um jogo de estratégia, Damas, além de outros que trabalham a coordenação motora.
Este site também possui outros tipos de atividades, como dicas de fabricação de brinquedos, espaço para desenhos e criação de mágicas... Dentre muitas outras atividades, que vêm sempre acompanhadas de descrições didáticas sobre elas.
Muito interessante!
http://www.revistarecreio.com.br

O Corpo Humano - WebCiência
Reúne explicações sobre o funcionamento e as funções de diversos órgãos e sistemas do corpo humano.
http://www.webciencia.com/11_00menu.htm

A ESCRAVIDÂO NO BRASIL

A escravidão, também conhecida como escravismo ou escravatura, foi a forma de relação social de produção adotada, de uma forma geral, no Brasil desde o período colonial até o final do Império. A escravidão no Brasil é marcada principalmente pelo uso de escravos vindos do continente africano, mas é necessário ressaltar que muitos indígenas foram vítimas desse processo.

Os escravos foram utilizados principalmente em atividades relacionadas à agricultura – com destaque para a atividade açucareira – e na mineração, sendo assim essenciais para a manutenção da economia. Alguns deles desempenhavam também vários tipos de serviços domésticos e/ou urbanos.

A escravidão só foi oficialmente abolida no Brasil com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. No entanto, o trabalho compulsório e o tráfico de pessoas permanecem existindo no Brasil atual, a chamada escravidão moderna, que difere substancialmente da anterior.


Pesquisa da UnB revela novos dados da escravidão no Brasil http://antoniolassance.blogspot.com/2010/06/escravidao-no-brasil.html

A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

Introdução
Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos
índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil.
Processo de abolição da escravatura no Brasil
Os negros, trazidos do
continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.
Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo); contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos deveriam ser tomadas lentamente.
A partir de 1870, a
região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; no Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias.Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos. O primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação.
Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.

A HERANÇA DOS ESCRAVOS

Tanto os indígenas quanto os escravos africanos foram elementos essenciais para a formação não somente da população, mas também da cultura brasileira. A diversidade étnica verificada no Brasil decorre do processo de miscigenação entre colonos europeus (portugueses), indígenas e africanos. A cultura brasileira, por sua vez, apresenta fortes traços tanto da cultura indígena quanto da cultura africana. Desde a culinária, onde se verificam o vatapá, o caruru e chegando até a língua portuguesa, é impossível não perceber a influência da cultura dos povos que foram escravizados no Brasil.
A origem da
feijoada brasileira tem sido alvo de controvérsias, alguns afirmam que, ao contrário do que é amplamente difundido, não tem origem entre os escravos, mas em um prato português. Nesse aspecto, entretanto, é importante ressaltar que partes dos porcos utilizados no preparo da feijoada não eram usados pelos escravocratas, o que reforça a tese de que, como em outros espaços da cultura brasileira, houve uma reelaboração a partir do que os negros dispunham para sua alimentação.



COMO SURGIU O DIA DAS CRIANÇAS?

A comemoração no Brasil
A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas a data só "pegou" mesmo em 1960, quando Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Fábrica de Brinquedos Estrela, fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto". Logo depois, as empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. Como a proposta surgiu no final de junho e os organizadores pretendiam fazer algo ainda naquele ano, o mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. A idéia foi um êxito.
No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e "ressucitaram" o antigo decreto. A partir daí, o 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos.
http://www.klickeducacao.com.br:8000/klickids/historia/historia01/historia01A.asp


Dia Universal da Criança

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Universal da Criança. Nessa data, também é comemorada a Declaração dos Direitos da Criança, aprovada em Assembléia Geral das Nações Unidas em 1959. Muitos dos direitos e liberdades contidos neste documento fazem parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração dos Direitos da Criança estabelece, entre outras coisas, que toda criança requer proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Declaração dos Direitos da Criança

1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.

2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.

3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.

4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.

5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.
6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.

7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.

9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.

10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.
* Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Sugestões do Portal da Família
DIA DAS CRIANÇAS
PASSE UM DIA DIFERENTE AO LADO DE SEU FILHO


O Dia das Crianças está próximo e com ele, a correria para a compra de presentes. Para os pais que podem gastar um pouco mais, não faltam opções e preços. Para outros, no entanto, a data nem sempre é bem-vinda. Afinal, desemprego e dinheiro curto no bolso não combinam com presentes nessa época do ano. Além do mais, outubro é tão próximo do Natal!

Mas qual a saída para uma situação como essa? Na opinião da psicóloga Elaine Rabelo de Araújo Alciprete, de São José dos Campos, as crianças de hoje compreendem muito bem o mundo em que vivem. "Uma boa
conversa com os filhos, explicando as dificuldades em comprar brinquedos agora, é uma boa alternativa".

Para ela, essa sinceridade dos pais faz com que os filhos se sintam mais confiantes e seguros para enfrentar os próprios problemas no futuro. Ela garante ainda que, para a criança, muito mais importante do que ganhar
um brinquedo nessa data é ser tratada com atenção, amor, respeito e carinho.

DECEPÇÕES - "Temos casos em que os pais se preocupam mais com o presente do que a própria criança. Eles vêem a data como uma chance de se mostrarem presentes, o que não está certo, pois a criança necessita da presença dos pais todos os dias na sua vida", afirma Elaine.

Segundo a psicóloga, o que acontece hoje em dia é que os pais não querem que os filhos sofram decepções. Assim, não dar o presente no Dia das Crianças muitas vezes deixa os pais mais angustiados do que os
próprios filhos.

"Infelizmente, com essa preocupação os pais não conseguem perceber o que, na verdade, faz seus filhos felizes. Além disso, as decepções fazem parte da vida e do aprendizado e os filhos precisam aprender a lidar com elas desde pequenos".

CRIATIVIDADE - Elaine acredita que, juntos, pais e filhos também podem descobrir outras formas para se divertir no Dia das Crianças, como confeccionar jogos e brinquedos com materiais mais simples que todos têm em casa, como sucatas, tesoura, cola, papéis e lápis. "Além de aproximá-los, desenvolve a criatividade das crianças", sugere.

De acordo com Elaine, o importante mesmo é que os pais aproveitem a data para participar mais da vida dos filhos. "Sair para brincar, fazer um piquenique, passear no parque, jogar bola, correr, fazer qualquer coisa para que eles se sintam amados é o mais importante", enfatiza a psicóloga.

Fonte: Jornal do Consumidor - N. 521 - de 04 a 10 de outubro de 2003
Informativo Semanal da Prefeitura da Cidade de São José dos Campos - SP
http://www.sjc.sp.gov.br


P I Q U E N I Q U E
Dia das Crianças - Uma boa alternativa para o dia 12

Programe o seu e divirta-se

O tradicional e conhecido piquenique é uma boa opção para quem pretende fazer um programa gostoso no Dias das Crianças. E para isso não é preciso roupa nova nem muito dinheiro. Confira algumas dicas a seguir.

BRINQUEDOS E ROUPAS
Cumprida essa etapa, negocie com as crianças o que levar. Bicicleta, patins, bola de futebol. Um carrinho de boneca para passear com a "filhinha"? Libere o máximo que puder. Vista as crianças como se vocês estivessem partindo para uma "aventura radical". Afinal, eles precisam estar à vontade para correr, rolar na grama e se sujar. Isso é saudável.

O QUE LEVAR PARA COMER E BEBER
Para montar a cesta de piquenique, sua imaginação é o limite. Para os sanduíches, evite maionese, pois ela estraga rápido fora da geladeira. Se for levar pães de forma, embrulhe-os com papel alumínio. Eles ficarão fresquinhos até o momento de serem "devorados". Abuse das frutas. Maçãs e laranjas são ideais, pois não ficam amassadas e são altamente hidratantes. Não se esqueça dos sucos, da água ou dos refrigerantes.

QUAL O MELHOR TEMPO?
Se o dia estiver nublado, comemore, pois assim não vai precisar ficar "torrando" no sol. Se estiver fazendo sol, não se esqueça do filtro solar para evitar queimaduras indesejáveis.
Fonte: Jornal do Consumidor - N. 521 - de 04 a 10 de outubro de 2003
Informativo Semanal da Prefeitura da Cidade de São José dos Campos - SP
http://www.sjc.sp.gov.br


Como fazer lembrancinhas para o Dia das Crianças 2010?Idéias de Brinquedos Educativos para o dia das Crianças
sugestões de brinquedos

Chocalho de lata de alumínio

Você vai precisar:
01 lata de alumínio
Semente de feijão, milho, arroz ou pedrinhas
Fita adesiva

Modo de fazer:
Você pode enfeitar seu chocalho com figuras que você imprime e cola. Ou pode pintar sua lata com tinta plástica.
Encha sua lata com a semente que você tiver ou pedrinhas.
Cada semente fará um barulho diferente e você pode fazer vários chocalhos conseguir diversos sons.
Vede o buraco da latinha com fita adesiva e cole uma figura por cima para dar um acabamento legal.
Fonte: site Shopping b - www.shoppingb.com.br

Flauta de Papelão
Você vai precisar:
01 tubo grande de papelão - use o tubo vazio de papel alumínio ou tubo de filme de PVC aqueles de embrulhar comida.
Um pedaço de papel vegetal
Elástico ou fita adesiva

Modo de fazer:
Fure o tubo com lápis ou recorte os furos, mas cuidado: se for usar alguma coisa que corte, peça ajuda para um adulto, ok?
Prenda o pedaço de papel vegetal em uma das extremidades com elástico ou fita adesiva.
Toque a flauta soprando pelo lado que ficou aberto e fechando e abrindo os furos com os dedos.
Fonte: site Shopping b - www.shoppingb.com.br

Violão de Caixa de Sapatos

Você vai precisar:
01 caixa de sapatos
06 elásticos
Fita adesiva

Modo de fazer:
Recorte uma abertura na tampa da caixa de sapatos.
Prenda a tampa com fita adesiva.
Coloque os 06 elásticos no centro da caixa, sobre o buraco, conforme a figura acima e divirta-se!
Fonte: site Shopping b - www.shoppingb.com.br

Tambor de Pote Plástico ou Lata
Você vai precisar:
01 pote plástico ou 01 lata com tampa plástica
Barbante ou Corda


Modo de fazer:
Enfeite seu pote ou lata. Você pode imprimir um desenho de seu personagem preferido e colar.
Faça 2 furos no pote ou lata, passe o barbante e amarre por dentro.
Pendure no pescoço e toque com uma colher ou pedaço de pau (use um "rashi" - talher de comida japonesa).
Fonte: site Shopping b - www.shoppingb.com.br


Frases dia das crianças 2010

"Os nossos desejos são como crianças pequenas: quanto mais lhes cedemos, mais exigentes se tornam."Provérbio chinês

"As crianças têm mais necessidade de modelos do que de críticas."Joseph Joubert


"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes."Oscar Wilde

"As mulheres permanecem sempre crianças que vivem à espera de algo."Oscar Wilde

"É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias."Immanuel Kant


"Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um."
Platão

"As crianças acham tudo em nada, os homens não acham nada em tudo."
Giacomo Leopardi

"Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos."
Pitágoras

"Quando guri, eu tinha de me calar, à mesa: só as pessoas grandes falavam. Agora, depois de adulto, tenho de ficar calado para as crianças falarem."
Mário Quintana

"Mãe é o nome de Deus nos lábios e corações das crianças pequenas."
William Makepeace Thackeray

"A única vantagem em ter uma sogra, é ter com quem deixar as crianças."
Ediel

"A vida é uma aventura aberta, exposta. Não protejam as crianças. Fortifiquem-nas interiormente para que brinquem bem com qualquer espécie de brinquedo."
Emmanuel Mounier

"As crianças são o ornamento da vida neste mundo."
Textos Islâmicos

"As crianças são quase sempre felizes, porque não pensam na felicidade. Os velhos são muitas vezes infelizes, porque pensam demasiadamente nela."
Paolo Mantegazza

"As lágrimas dos velhos são tão terríveis como as das crianças são naturais."
Honoré de Balzac

"Chora aos berros como as crianças até te estafares. Verás que depois adormeces."
Vergílio Ferreira

"Não é o sofrimento das crianças que se torna revoltante em si mesmo, mas sim que nada justifica tal sofrimento."
Albert Camus

"Nenhum livro para crianças deve ser escrito para crianças."
Fernando Pessoa

"O trabalho irá esperar enquanto você mostra às crianças o arco-íris, mas o arco-íris não espera enquanto você está trabalhando."
Patricia Clifford

"Sempre adorei crianças - principalmente quando tinha a idade delas."Ediel

"Toda a educação assenta nestes dois princípios: primeiro repelir o assalto fogoso das crianças ignorantes à verdade e depois iniciar as crianças humilhadas na mentira, de modo insensível e progressivo."
Franz Kafka

"A memória é muito vigorosa nas crianças e por isso a imaginação é excessivamente viva, pois esta não é mais que uma memória dilatada e composta."
Giambattista Vico

"Educai as crianças e não será preciso punir os homens."
Pitagoras

"Os velhos são duas vezes crianças."
Aristófanes

PROJETO DIA DAS CRIANÇAS

dia 12 de outubro


FONTE: O DIA-A-DIA DO PROFESSOR
ENCREMENTADO POR MARIA ALICE
Objetivos:

• Homenagear a criança.
• Valorizar a criança.
• Festejar a Semana da criança.
• Desenvolver a criatividade.
• Desenvolver a linguagem oral.
• Desenvolver a atenção e o raciocínio.
• Interpretar os direitos e deveres da criança.
• Promover jogos e brincadeiras para a semana de criança.

DESENVOLVIMENTO

Eventos para a semana do Dia das Crianças:

• Poemas
• Músicas
• Declaração dos Direitos da Criança
• Dramatização
• Oficina de brinquedos
• Circuitos
• História coletiva
• Fantoches
• Jogos
• Brincadeiras
• Receitas
• Teatro
• Lembranças
• Desafios
• Passeios
• Museus
• Shopping
• Cinema
• Parques

CULMINÂNCIA:


• Festa da Criança
• Dia do brinquedo
• Passeios

MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS NA LITERATURA

ADIVINHAS:BRINCADEIRA QUE CONSISTE NUMA PERGUNTA INTRICADA FEITA A ALGUÉM.

ADIVINHA É UMA FORMA DE BRINCADEIRA NA QUAL O OBJETO, IDÉIA, FATO OU SER, É EXPOSTO DE FORMA FIGURADA PARA DIFICULTAR SUA DESCOBERTA. PODE SE APRESENTAR RIMADA OU EM QUADRINHA, FACILITANDO SER DECORADA E TRANSMITIDA DE FORMA ORAL.

ENIGMA - DO LAT. AENIGMA < GR. AÍNIGMA, PALAVRA OBSCURA S. M., DESCRIÇÃO METAFÓRICA OU AMBÍGUA DE COISA, TORNANDO-A DIFÍCIL DE SER ADIVINHADA; AQUILO QUE DIFICILMENTE SE COMPREENDE. (DICIONÁRIO UNIVERSAL DA LÍNGUA PORTUGUESA)

A- ADIVINHA ...

1-“QUAL É O CÉU SEM ESTRELAS ?"

2- "QUAL É A AVE QUE NÃO TEM PENAS ?"

3- “QUAL É A MANGA QUE NUNCA AMADURECE?"

4- "ONDE OS REIS DA INGLATERRA SÃO COROADOS?"

5- "DEPOIS DE QUANTAS VOLTAS O CACHORRO SE DEITA?"

6- "QUAL A DIFERENÇA ENTRE ...A GALINHA E A CHITA ?"

7- "QUAL A DIFERENÇA ENTRE ...O TATU E O NAVIO ?"

8- "QUAL A DIFERENÇA ENTRE ...A ÁGUA E O MÉDICO ?"

9- "QUEM SÃO? ELE MORRE QUEIMADO E ELA CANTANDO."

________________________________

RESPOSTAS: 1- RESP.- CÉU-DA-BOCA / 2- RESP.- AVE- MARIA / 3- RESP.- MANGA DA CAMISA / 4- RESP.- NA CABEÇA / 5- RESP.- DEPOIS DA ÚLTIMA VOLTA / 6- RESP.- A GALINHA BOTA E A CHITA DESBOTA. / 7- RESP.- TATU TEM O CASCO EM CIMA E NAVIO TEM EM BAIXO. / 8- RESP.- A ÁGUA MATA A SECURA E MÉDICO, SE CURA, NÃO MATA. / 9- RESP.- O CIGARRO E A CIGARRA. /



B- ADIVINHA, ADIVINHA...
10- "QUEM SOU ? - ANA SEM SER BANANA,

MORO EM TOUCEIRA, SEM SER DE CANA."

11- "QUEM SOU ? - EU ME CHAMO CAMA,
NELA NINGUÉM SE DEITA, SÓ LEÃO SE AJEITA."

12- "QUEM SOU ?- MÉ SEM SER DE CANA,
LÃ SEM SER DE CARNEIRO, E CIA SEM SER DE CAVALO."

13- “O QUE É, O QUE É: TEM CINTURA FINA,
PERNA ALONGADA, TOCA CORNETA E LEVA BOFETADA?”

14- “O QUE É, O QUE É: QUANDO TIRA A COR,
SOBRA O PÓ E QUANDO TIRA O PÓ, SOBRA A COR"

15- “O QUE É, O QUE É: TEM PÉ MAS NÃO CAMINHA,
TEM OLHO MAS NÃO VÊ, TEM CABELO MAS NÃO PENTEIA? "

16- "O QUE É, O QUE É: TEM DENTE MAS NÃO MORDE, TEM
CABEÇA MAS NÃO TEM CABELO, TEM BARBA MAS NÃO TEM QUEIXO?"
17- “O QUE É, O QUE É: NASCE GRANDE E MORRE PEQUENO?"


18- “O QUE É, O QUE É: QUE CAI EM PÉ E CORRE DEITADA?"

19- "O QUE É, O QUE É: QUANTO MAIS SE PERDE MAIS SE GANHA?"

20- "O QUE É, O QUE É: QUE FAZ O MÊS DE MAIO FICAR MAIOR?"

21- “O QUE É, O QUE É: TEM BICO E NÃO BICA, TEM ASA E NÃO VOA?"

22- "O QUE É, O QUE É: QUE SE VÊ TANTO NA LUZ COMO NO ESCURO? "

23- “O QUE É, O QUE É: CAI NO SECO, NÃO QUEBRA; CAI NA ÁGUA, QUEBRA?

24- "O QUE É, O QUE É: ENCHE UMA CASA E NÃO ENCHE UMA MÃO?"

25- "O QUE É, O QUE É ANDANDO OU PARADO NUNCA SAI DO LUGAR?"

26- "O QUE É, O QUE É: ONTEM SERÁ AMANHÃ E AMANHÃ SERÁ ONTEM?"

27- "PERGUNTA PROFUNDA: GOIABA NA QUINTA E ABACAXI NA SEGUNDA?"

________________________________

RESPOSTAS: 10- RESP.- O ANANÁS / 11- RESP.- O CAMALEÃO / 12- RESP.- A MELANCIA /
13- RESP.- PERNILONGO / 14- RESP.- A PALAVRA CORPO / 15- RESP. - MILHO / 16- RESP.- ALHO / 17- RESP.- LÁPIS / 18- RESP.- A CHUVA / 19- RESP.- SONO / 20- RESP. - A LETRA R / 21- RESP. - BULE / 22- RESP.- A LETRA U / 23- RESP.- PAPEL / 24- RESP.- BOTÃO / 25- RESP.- AS ESTRELAS / 26- RESP. - DIA DE HOJE / 27- RESP.- A LETRA B (QUINTA LETRA DE GOIABA; SEGUNDA DE ABACAXI)


C- ADIVINHAS EM QUADRINHAS


1- "QUEM É? - NO ALTO VIVE / NO ALTO MORA /
TODOS O VÊEM / MAS NINGUÉM O ADORA"

2- "QUEM SOU ? - QUATRO NA CAMA / QUATRO NA LAMA /
DOIS PARAFUSOS / E UM QUE ABANA. "

3- "QUEM SOU ? - NA ÁGUA EU NASCI / NA ÁGUA ME CRIEI /
SE ME PUSEREM NA ÁGUA / NA ÁGUA MORREREI."

4- "QUEM SOU ? - BRANCO POR DENTRO, / VERDE POR FORA, /
UMA CASINHA TRANCADA, / ONDE MORA A ÁGUA."

5- "QUEM SOU ? - CAPA SOBRE CAPA / DO MESMO PANO /
SE NÃO ADIVINHA HOJE / SÓ MESMO PARA O ANO."

6- "QUEM SOU ? - TÔ QUIETO NO MEU CANTO /
TODO MUNDO VEM ME VER / EU MASTIGO E JOGO
FORA / PORQUE NÃO POSSO COMER."

7- "QUEM SOU ? - UMA IGREJINHA BRANCA /
SEM PORTA E SEM TRANCA / MORAM DUAS PESSOAS
DENTRO / UMA AMARELA E OUTRA BRANCA."

8- "QUEM SOU? - TENHO MEIAS, / MAS NÃO TENHO PÉS /
TENHO QUARTOS, / MAS NÃO TENHO SALAS "

9- "QUEM SOU? - UM PALÁCIO COM DOZE DAMAS /
CADA UMA TEM O SEU QUARTO / TODAS ELAS USAM
MEIA / E NENHUMA USA SAPATO"

10- "QUEM SOMOS? - QUANDO ESTAMOS EM PÉ / ELE ESTÁ
DEITADO / SE ESTAMOS DEITADOS / ELE ESTÁ EM PÉ."

11- "QUEM SOMOS? - SOMOS DUAS AMIGAS, / MUITO PARECIDAS; /
COISA QUE NÃO SEJA CARNE / NÃO ENTRA EM NOSSA BARRIGA."

12- "QUEM SOMOS? - ALTAS VARANDAS / FORMOSAS JANELAS /
QUE ABREM E FECHAM / SEM NINGUÉM TOCAR NELAS "

13- "QUEM SOMOS? - DUAS COISAS INTERESSANTES / DOIS NOMES
BEM IGUÁ / A DIFERENÇA É QUE UM PEGA / E O OUTRO É DE PEGÁ. "

________________________________

RESPOSTAS: 1- RESP.- O SINO / 2- RESP.- A VACA / 3- RESP.- O SAL / 4- RESP.- O COCO
VERDE / 5- RESP.- A CEBOLA / 6- RESP - O MOINHO / 7- RESP.- O OVO / 8- RESP.-
O RELÓGIO / 9- RESP.- O RELÓGIO / 10- RESP.- OS PÉS / 11- RESP.- AS MEIAS /
12- RESP.- OS OLHOS / 13- RESP.- O CABO DE VASSOURA E O CABO DE POLÍCIA.

PROJETO – CRIAÇÃO DE PERSONAGENS/FANTOCHES

OBJETIVO – romper com estereótipos de tipos físicos presentes na sala de aula.
- reconhecer o outro tipo físico, e respeitar suas diferenças.
- conhecer histórias de origem africana.

MATERIAIS
- palitos de churrasco
- EVA em cores variadas. (preto para o corpo)
-cola/ tesoura
- molde do corpo e das roupas

OFICINA

- Dar a cada criança 1 molde do corpo e de roupas para recortarem.
- Depois das peças recortadas, colar as roupas sobre o corpo e com as sobras de EVA pedir para colocarem os olhos, nariz, boca, cabelo, sapatos, acessórios...
- colar atrás do fantoche o palito de churrasco.
2- CRIAÇÃO DO PERSONAGEM/ IDENTIDADE
- dar nome
-o que faz?/ trabalha/estuda/atleta
-com quem convive?/família/amigos / outros
- local onde vive/cidade/fazenda/sitio/praia/– como é ?/tranqüilo/agitado/rico/pobre/as crianças brincam a vontade ...
Obs- estimular as crianças a apresentarem seus personagens para os colegas.

3- ENCONTRO DE PERSONAGENS
Obs- A professora determinará os grupos – por exemplo, 1 menina e um menino ou 1 que mora no sitio e outro na cidade...
- combinar com as crianças que cada grupo irá se encontrar num ambiente e farão amizade, e depois combinarão um passeio, um jogo, pic-nic, cinema...

OPÇÕES DE ATIVIDADES
– FAZER PEQUENAS DRAMATIZAÇÕES NA SALA COM HISTÓRIAS AFRICANAS.