Crianças

Crianças

O que você gostaria de encontrar aqui?

quarta-feira, 26 de maio de 2010

BRINCADEIRA

Corre por aí um novo dicionário da língua inglesa. Ou seria portuguesa?

Monday: Segunda-feira ou verbo. Exemplo: Já não Monday você ir embora?

You: Você ou expressão de curiosidade. Exemplo: You seu irmão, como vai?

Dark: Escuro ou expressão comparativa. Exemplo: É melhor dark receber.

May go: Talvez vá ou pessoa dócil. Exemplo: Ele é tão may go!!!

Feel: Sentir ou barbante. Exemplo: Me dá esse feel para amarrar o pacote.

Vase: Vaso ou o momento da jogada. Exemplo: Agora é minha vase.

Ice: Gelo ou expressão de desejo. Exemplo: Ice ela me desse bola...

French: Francês ou dianteira. Exemplo: Sai da minha french, por favor.


Autor desconhecido

LEITURA E ATIVIDADES

Chapeuzinho Vermelho

Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido porque, desde pequenina, gostava de usar chapéus e capas desta cor.
Um dia, sua mãe pediu:
–Querida, sua avó está doente, por isso preparei aqueles doces, biscoitos, pãezinhos e frutas que estão na cestinha. Você poderia levar à casa dela?
–Claro, mamãe. A casa da vovó é bem pertinho!
–Mas, tome muito cuidado. Não converse com estranhos, não diga para onde vai, nem pare para nada. Vá pela estrada do rio, pois ouvi dizer que tem um lobo muito mau na estrada da floresta, devorando quem passa por lá.
–Está bem, mamãe, vou pela estrada do rio, e faço tudo direitinho!
E assim foi. Ou quase, pois a menina foi juntando flores no cesto para a vovó, e se distraiu com as borboletas, saindo do caminho do rio, sem perceber.
Cantando e juntando flores, Chapeuzinho Vermelho nem reparou como o lobo estava perto...
Ela nunca tinha visto um lobo antes, menos ainda um lobo mau. Levou um susto quando ouviu:
–Aonde vai, linda menina?
–Vou à casa da vovó, que mora na primeira casa bem depois da curva do rio. E você, quem é?
O lobo respondeu:
–Sou um anjo da floresta, e estou aqui para proteger criancinhas como você.
–Ah! Que bom! Minha mãe disse para não conversar com estranhos, e também disse que tem um lobo mau andando por aqui.
–Que nada –respondeu o lobo –pode seguir tranquila, que vou na frente retirando todo perigo que houver no caminho. Sempre ajuda conversar com o anjo da floresta.
–Muito obrigada, seu anjo. Assim, mamãe nem precisa saber que errei o caminho, sem querer.
E o lobo respondeu:
–Este será nosso segredo para sempre...
E saiu correndo na frente, rindo e pensando: Aquela idiota não sabe de nada: vou jantar a vovozinha dela e ter a netinha de sobremesa ... Uhmmm! Que delícia!)
Chegando à casa da vovó, Chapeuzinho bateu na porta:
–Vovó, sou eu, Chapeuzinho Vermelho!
–Pode entrar, minha netinha. Puxe o trinco, que a porta abre.
A menina pensou que a avó estivesse muito doente mesmo, para nem se levantar e abrir a porta. E falando com aquela voz tão estranha...
Chegou até a cama e viu que a vovó estava mesmo muito doente. Se não fosse a touquinha da vovó, os óculos da vovó, a colcha e a cama da vovó, ela pensaria que nem era a avó dela.
–Eu trouxe estas flores e os docinhos que a mamãe preparou. Quero que fique boa logo, vovó, e volte a ter sua voz de sempre.
–Obrigada, minha netinha (disse o lobo, disfarçando a voz de trovão).
Chapeuzinho não se conteve de curiosidade, e perguntou:
–Vovó, a senhora está tão diferente: por que esses olhos tão grandes?
–É pra te olhar melhor, minha netinha.
–Mas, vovó, por que esse nariz tão grande?
–É pra te cheirar melhor, minha netinha.
–Mas, vovó, por que essas mãos tão grandes?
–São para te acariciar melhor, minha netinha.
(A essa altura, o lobo já estava achando a brincadeira sem graça, querendo comer logo sua sobremesa. Aquela menina não parava de perguntar...)
–Mas, vovó, por que essa boca tão grande?
–Quer mesmo saber? É pra te comer!!!!
–Uai! Socorro! É o lobo!
A menina saiu correndo e gritando, com o lobo correndo bem atrás dela, pertinho, quase conseguindo pegar.
Por sorte, um grupo de caçadores ia passando por ali bem na hora, e seus gritos chamaram sua atenção.
Ouviu-se um tiro, e o lobo caiu no chão, a um palmo da menina.
Todos já iam comemorar, quando Chapeuzinho falou:
–Acho que o lobo devorou minha avozinha.
–Não se desespere, pequenina. Alguns lobos desta espécie engolem seu jantar inteirinho, sem ao menos mastigar. Acho que estou vendo movimento em sua barriga, vamos ver...
Com um enorme facão, o caçador abriu a barriga do lobo de cima a baixo, e de lá tirou a vovó inteirinha, vivinha.
–Viva! Vovó!
E todos comemoraram a liberdade conquistada, até mesmo a vovó, que já não se lembrava mais de estar doente, caiu na farra.
"O lobo mau já morreu. Agora tudo tem festa: posso caçar borboletas, posso brincar na floresta.“
www.cantinhodapipoka.blogs.sapo.pt


1. Por que a menina da história era chamada de “Chapeuzinho Vermelho”?

2. Leia os trechos abaixo e circule todos os sinais de pontuação.

“Um dia, sua mãe pediu:
–Querida, sua avó está doente , por isso preparei aqueles doces, biscoitos, pãezinhos e frutas que estão na cestinha. Você poderia levar à casa dela?
–Claro,mamãe. A casa da vovó é bem pertinho!”

3. “E assim foi. Ou quase, pois a menina foi juntando flores no cesto para a vovó, e se distraiu com as borboletas, saindo do caminho do rio, sem perceber.”
Em sua opinião, quando a menina saiu da estrada do rio, ela desobedeceu a sua mãe? ________
Explique sua opinião.

4.“–Sou um anjo da floresta, e estou aqui para proteger criancinhas como você.”
•Quem falou que era o anjo da floresta? _________________________

•Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Por quê? __________________________________________________________


5. Como o lobo mau morreu?

6. Quem fez a afirmação abaixo?
" O lobo mau já morreu. Agora tudo tem festa: posso caçar borboletas, posso brincar na floresta.“
____________________________________________________

7. Todos comemoraram a liberdade depois da morte do lobo. Imagine como foi a comemoração escreva uma frase contando e desenhe:

8. Você já conhecia a história da ‘Chapeuzinho Vermelho’? Gostou de ler esta história?
Agora, imagine se o final da história fosse diferente do que você leu, e que o lobo não tivesse morrido. Escreva nas linhas abaixo como seria.

9. Ajude o Lobo Mau a escrever a carta, corrigindo as palavras que estão destacadas.

Guerida Xapeuzinho Vermenho.

Sei que você vai levar um susto de rreceber uma carta minha. Fomos inimigos durrante muitos anos, mas estou cansado de ser mau o tenpo todo e de ningueim gostar de mim.
Você poderia, pooor favor me mostrar como posso ser bonzilho que nem você? Quero ter bons modos (e mehorar minha ortografia ) e aprender a ser gentil uma fez na fida. Com sua ajuda sei que conseguiria mudar a opiniao que as pesoas têm de mim.
Ceu amigo Lobo Mau.
P.S. – Você e um excelente exemplo de comportamento.

10. Se você fosse Chapeuzinho Vermelho, como você responderia à carta do Lobo?

LEITURA INTERPRETATIVA

A CORUJA E A ÁGUIA

A coruja e a águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
- Basta de guerra – disse a coruja. – O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
- Perfeitamente – respondeu a águia. – Também eu não quero outra coisa.
- Nesse caso, combinemos isto: de ora em diante, não comerás nunca os meus filhotes.
- Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes
- Coisa fácil. Sempre que encontrares uns filhotes lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabe, são os meus.
- Está feito! – concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça a águia encontrou um ninho com três mostrengos dentro que piavam de bico muito aberto.
- Horríveis bichos! – disse ela. – Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Ao regressar à toca, a triste mãe chorou amargamente e foi ajustar contas com a rainha das aves.
- Quê - disse esta, admirada. – Eram teus filhotes aqueles mostrenguinhos? Pois olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai.
Lá diz o ditado: Quem o feio ama, bonito lhe parece.


Interpretação do texto:

1)Quais são os personagens da história?

2)A coruja e a águia viviam em paz?


3)O que elas resolveram?


4)O que a águia combinou com a coruja?




5)Marque a frase que está de acordo com o texto:
( ) Para a águia era fácil distinguir os filhotes da coruja.
( ) Para a coruja era fácil distinguir os seus filhotes.

6)Para a coruja seus filhotes eram...



7)Enumere as frases de acordo com a ordem em que os fatos aconteceram:
( ) A triste mãe chorou amargamente.
( ) A águia encontrou um ninho com três mostrengos.
( ) A coruja foi ajustar contas com a águia.
( ) A águia achou horríveis os bichos e comeu-os.

8)Marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A águia sabia que eram os filhotes da coruja.
( ) Eles não se pareciam nada com o retrato feito pela coruja.

9) Substitua as palavras destacadas por palavras que estão no texto:
a) – Chega de guerra – disse a coruja.
b) – Está feito! – combinou a águia.
c) – A coruja foi ajustar contas com a águia.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

domingo, 23 de maio de 2010

REPORTAGEM: Cristovam Buarque: "A prioridade deveria ser revolucionar a educação"

Publicação: 23 de Maio de 2010 às 00:00imprimir comentar enviar por e-email reportar erros compartilhar tamanho do texto A+ A-
O senador Cristovam Buarque é reconhecido em todo o Brasil como um dos maiores defensores da importância da educação para a melhoria do país. Nascido no Recife, foi o primeiro reitor eleito da Universidade de Brasília, em 1985, e 10 anos depois tomou posse como governador do Distrito Federal. Em 2003 foi nomeado ministro da Educação, cargo que ocupou durante um ano. Hoje, ele critica a política para o setor e também a falta de um debate mais amplo dos “presidenciáveis” a respeito do tema. Nesta entrevista à TRIBUNA DO NORTE, Cristovam Buarque fala ainda sobre cotas, desafios, vestibulares e expectativas:
Júnior Santos
De acordo com senador, apenas um terço dos jovens terminam o Ensino Médio
Senador, como o senhor avalia a educação hoje no Brasil?
A educação melhora, mas lentamente e em um ritmo aquém do que o mundo moderno necessita. Mesmo melhorando, ficamos cada ano mais para trás em relação aos outros países e em relação às exigências atuais. Para a revolução educacional que proponho, seria necessário o governo federal investir R$ 7 bilhões adicionais a cada ano, o que corresponde a menos de 1% do PIB. Ao final de todo o processo, o Brasil gastaria cerca de R$ 3,5 mil por aluno, por ano, e um total inferior aos 10% do PIB como foi determinado por lei, mas vetado no governo Fernando Henrique, sobrando ainda até R$ 40 bilhões para o Ensino Superior.

E como está o Ensino Superior?
Embora seja verdade que tenhamos poucos alunos no Ensino Superior, nosso maior problema é que poucos alunos concorrem a uma vaga na universidade, porque apenas um terço dos jovens terminam o Ensino Médio e, desses, menos da metade recebeu ensino de qualidade com ambição suficiente para desejar entrar na universidade. De cada 6 milhões de alunos que entram no Ensino Fundamental, somente 2,6 milhões chegam ao Ensino Médio e apenas 1,8 milhão concluem o segundo grau, sendo 900 mil com qualidade para um bom curso universitário. Porém, destes 1,8 milhão de estudantes somente 1,2 milhão entram na universidade, sendo que 40% desistem antes da conclusão, por falta de recursos para pagar a faculdade e, sobretudo, por falta de formação para acompanhar seus cursos.

Qual a grande carência ainda existente nesse nível de ensino?
A universidade brasileira deve fazer sua reforma com os olhos na possibilidade e no desafio de ser um centro privilegiado para entender e mudar o mundo em todas as áreas do conhecimento, especialmente naquelas em que teremos vantagens comparativas favoráveis em relação ao resto do planeta. Precisamos de um compromisso com a qualidade, sem o qual não há contribuição à humanidade. Temos de definir vantagens atuais e aquelas nas quais queremos investir e procurar uma forma universitária que promova a capacidade para criar o ineditismo na produção intelectual como forma de elevar o patrimônio cultural da humanidade.

Ensino profissionalizante vem recebendo a atenção necessária?
A atenção deveria se voltar para a ampliação e a universalização do Ensino Técnico, de forma que nenhum jovem disposto a estudar fique impedido de obter formação técnica. Além disso, precisamos firmar um compromisso para ampliar os cursos técnicos de curto prazo, para que exista pelo menos uma escola técnica em cada cidade com mais de 70 mil habitantes. É preciso atender e formar todos os interessados em cursos técnicos de curta duração.

E quem sai do Ensino Superior recebe a formação necessária às exigências do mercado?
Precisamos avançar nesse sentido. Hoje, o mundo do aprendizado não consiste mais no professor transmitir conhecimento, consiste no professor ensinar o aluno a “surfar” nas ondas do conhecimento que está nos bancos de dados, que acessamos por meio do computador e da Internet. O papel do professor é ensinar o aluno a utilizar a biblioteca, a Internet e a aula também, preparando-se para circular nos avanços da formação e da informação. O conhecimento hoje está no ar. Não é mais apenas um prédio, como víamos antigamente. O prédio é um ponto, assim como o computador e o escritório. A universidade hoje é o Universo, é o ar. Está nas antenas, nas estações que transmitem informações. Está nas plataformas dos bancos de dados.

Falta de pessoal, ou de estrutura. Qual o maior problema de nossas instituições superiores?
Falta estrutura e pessoal para a universidade, mas mesmo que se invista mais, não será suficiente para melhorá-la, enquanto jogarmos fora o potencial de dois terços de nossos jovens que não terminam o Ensino Médio. O Brasil tem grandes jogadores de futebol porque todos meninos têm acesso à bola, jogam em campos perto de casa e o talento vai sendo revelado entre os melhores e mais persistentes. O mesmo não acontece com a educação, porque poucos têm acesso a livros, computadores, boas escolas. O Brasil nunca teve um Prêmio Nobel de literatura, muito provavelmente porque ele fazia parte das dezenas de milhões de adultos que morreram nos últimos 105 anos desde a Proclamação da República, sem a oportunidade de aprender a ler e a gostar de ler. O mesmo vale para cientistas potenciais que não aprenderam matemática na idade apropriada.

E os mecanismos de acesso dos jovens carentes funcionam?
No Brasil, apenas 1,8 milhão de jovens terminam o Ensino Médio. Isto quer dizer que apenas uma pequena minoria de jovens adquire o direito de pleitear uma vaga na universidade. Com isso, ela abre mão de possíveis grandes profissionais, quem sabe até de gênios, deixados para trás. A qualidade da universidade está, portanto, sacrificada pela impossibilidade de escolher seus alunos entre aqueles com potencial. Por essa razão, a primeira reforma em um sistema de ingresso para melhorar a qualidade da universidade é garantir que todos os jovens brasileiros, sem exceção, tenham condições de concluir o Ensino Médio em escolas com a máxima qualidade. Poucas coisas revelam mais o conservadorismo da universidade, sua dificuldade em avançar, do que a manutenção do vestibular, inventado há mais de cinquenta anos, como forma de ingresso de alunos na universidade. Uma forma atrasada e imperfeita, certamente melhor do que o critério imperial de indicação ou apadrinhamento fisiológico, mas muito pouco melhor do que o puro e simples sorteio de vagas. A reforma universitária deve mudar a forma de selecionar alunos. A melhor experiência foi iniciada pela UnB em 1996, com o Programa de Avaliação Seriada, que escolhe alunos com base em provas feitas ao longo do Ensino Médio.

Muitas políticas não terminam sendo paliativos, uma vez que o ideal seria que alunos carentes tivessem acesso a escolas públicas de qualidade, desde o ensino básico, para terem chances de disputar vagas nas instituições federais em iguais condições com os alunos das escolas privadas?
Exatamente. A nossa luta agora, neste país, deve ser para que a escola seja igual para todos, e de excelente qualidade. Esse é o objetivo do educacionismo. É preciso que haja igualdade no acesso ao conhecimento. Um país decente não pode ter escolas diferentes para uns e para outros, pode ter, sim, pessoas diferentes, umas com mais talento, mais vocação, persistência do que outras, mas jamais desigualdade no acesso à escola.

E quanto às cotas raciais e econômicas, qual sua opinião?
As cotas para a entrada de negros nas universidades não pretendem reduzir as desigualdades sociais, mas sim corrigir um absurdo: depois de 120 anos da abolição da escravatura, a cara da elite brasileira é branca, embora o país seja de brancos e negros. Hoje, o debate se divide: parte é contra usá-las como instrumento para formar uma elite universitária negra; outra parte comemora a existência das cotas como se fosse a solução para todos os problemas que pesam sobre os negros brasileiros. Há uma razão que unifica tanto os que defendem quanto os que criticam as cotas. Os que são contra nunca se sensibilizaram com a exclusão de negros em nossa elite, e temem que vagas da universidade sejam ocupadas por jovens negros com alguns décimos a menos nas notas do vestibular. Os que são a favor de cotas lutam pela reserva de vagas, mas não para que todos terminem o Ensino Médio em escolas de qualidade. Reservam lugares na universidade, mas mantêm a falta de concorrência provocada pelas multidões excluídas pelo analfabetismo e pela evasão escolar. Lutamos para manter privilégios ou incorporar os privilegiados, não para eliminar os privilégios. A crítica ética às cotas está na defesa da igualdade educacional: em vez de impedi-las, torná-las desnecessárias. Em um país com ânsia de justiça, cotas são necessárias como paliativos, pingando negros na universidade. Não devemos recusar esse instrumento de discriminação afirmativa, nem comemorar a necessidade deles.

O Enem é uma boa alternativa aos processos seletivos? Ou cada Estado deve respeitar suas características e realizar vestibulares diferenciados?
Defendo que o Ministério da Educação faça uma prova ao longo do Ensino Médio, assim como existe no Distrito Federal para se entrar na Universidade de Brasília. Aqui, o estudante faz uma prova ao final de cada ano do Ensino Médio (1º ano tem peso 1; 2º ano peso 2; e 3º ano peso 3). Isso faz com que o aluno estude os três anos e se preocupe com a universidade mais cedo.

Que critérios o aumento de vagas nas universidades federais deveria respeitar?
O ideal seria fazer a expansão com uma programação de vagas disponíveis, professores necessários, instalações que terão de ser construídas. Mas se não dá para fazer da forma ideal, não podemos criticar. Toda expansão é boa. Mas reafirmo que os problemas fundamentais não estão sendo atacados: educação de base e reforma universitária. Sem boa educação de base nunca vamos ter boas universidades.

E qual deveria ser a prioridade do próximo presidente, seja quem for, em relação à educação?
A prioridade deveria ser revolucionar a educação. Como eu disse, para que ela aconteça, precisamos investir menos de 1% do nosso PIB. Mas me parece que essa eleição plebiscitária, que Lula quer em 2010, será uma eleição sem espaço para a concretização de sonhos. Precisamos fazer com que haja candidaturas que tragam sonhos, não apenas exposição de “power point” indicando as obras que os candidatos vão fazer. Temo que o debate que vamos ter, ao que tudo indica, entre a ministra Dilma e o governador Serra, seja um debate absolutamente sem sonhos, absolutamente técnico. Nenhum dos dois significa uma mudança de rumo ou um projeto diferente para o Brasil. Nessa disputa plebiscitária entre duas forças muito paralelas, caracterizada por um conjunto de ideias que se formaram a partir dos anos 90, corremos o risco de não ouvirmos as palavras “reforma política”; ou as palavras “manutenção da política econômica como inflexão da política de produção”. E, finalmente, corremos mais uma vez o risco de não ouvirmos os candidatos falarem sobre a revolução na educação.

ATIVIDADES DA COPA 2010

COPA DO MUNDO 2010
Vamos completar os espaços com a capacidade de torcedores que podem assistir os jogos em cada estádio seguindo as pistas oferecidas:

48.000 70.000 70.000 95.000 61.000
43.000 46.000 50.000 52.000 42.000

.O Estádio Soccer City é o que possui maior capacidade:____________pessoas.
.Os Esádios Green Point Stadium e Moses Mabhida Stadium possuem igual capacidade para acomodar ________________pessoas.
.O Royal Bafokeng Stadium é o menor deles:___________________pessoas.
.Mbombela Stadium, possui 1.000 lugares a mais que Royal Bafoken Stadium, comportando então___________________pessoas.
Nelson Mandela Bay Stadium comporta 45.000 pessoas a menos do que o maior estádio:_______________pessoas.
.Free State Stadium comporta 6.000 pessoas a mais que o menor estádio:______________pessoas.
.Ellis Park Stadium comporta 9.000 pessoa a menos que Green Point Stadium:
_______________________pessoas.
.Peter Mokaba Stadium comporta 3.000 pessoas a mais que Mbombela Stadium:
________________pessoas.
.Loftus Versfeld Stadium comporta 2.000 pessoas a mais do que Nelson Mandela Stadium:________________pessoas.

Os campeões de todos os tempos

Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil(1962) / Inglaterra (1968) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina1986) / Alemanha (1990) / Brasil (994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006).

CURIOSIDADES SOBRE A HISTÒRIA DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL

O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine com 13 gols;
O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;
O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;
Alemanha e Itália foram três vezes campeãs, seguidas das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;
A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;
As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coréia do Sul (2002) foram às únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do Mundo da Alemanha 2006 teve o mesmo número de seleções participantes.

A HISTÓRIA DO FUTEBOL

O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.
Origem do futebol
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígiosdos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantosdo mundo começam a praticar o futebol.
Informações gerais sobre a Copa do Mundo de 2010
Em 2010, a Copa do Mundo de Futebol será realizada na África do Sul. É a primeira vez que este importante evento futebolístico ocorre no continente africano.
O jogo de abertura vai ocorrer no dia 11 de junho e a final em 11 de julho.
A primeira fase contará com a participação de 32 seleções, divididas em 8 grupos de 4países. Somente duas seleções de cada grupo avança para a segunda fase.
Mascote
No dia 22 de setembro de 2008, a FIFA apresentou o mascote da Copa do Mundo de 2010. Trata-se de um leopardo chamado Zakumi. Em dialetos africanos, ZA é uma abreviação de África do Sul, enquanto KUMI é a forma escrita do número 10.
Os grupos para a Copa do Mundo de 2010
Grupo A
África do Sul
México
Uruguai
França
Grupo B
Argentina
Nigéria
Coréia do Sul
Grécia
Grupo C
Inglaterra
Estados Unidos
Argélia
Eslovênia
Grupo D
Alemanha
Austrália
Sérvia
Gana
Grupo E
Holanda
Dinamarca
Japão
Camarões
Grupo F
Itália
Paraguai
Nova Zelândia
Eslováquia
Grupo G
Brasil

Coréia do Norte
Costa do Marfim
Portugal
Grupo H
Espanha
Suíça
Honduras
Chile

ASPECTOS GERAIS DA ÁFRICA DO SUL

Nome do país: República da África do Sul.
Línguas oficiais: São o inglês (língua materna de 8% da população), africâner (14%), idioma derivado do neerlandês com influências limitadas de línguas indígenas, como a malaia. As línguas nativas e oficiais incluem o zulu (22%), xhosa (17%), suázi (2%), ndebele (1%), sotho meridional (7%), sotho setentrional (9%), tsonga (4%), tswana (8%) e venda (2%).Os negros urbanos geralmente falam inglês ou afrikaans para além da sua língua natal.
Existem grupos mais pequenos mas ainda significativos de falantes de línguas khoi-san, que não são línguas oficiais mas são uma das oito línguas oficialmente reconhecidas. Existem pequenos grupos de falantes de línguas ameaçadas, muitas delas pertencentes à família khoi-san, e que não têm nenhum estatuto oficial. Alguns grupos no interior da África do Sul, no entanto, estão a tentar promover o seu uso.
Capitais: Pretória / Tshwane (cidade administrativa)
Cidade do Cabo (Legislativa)
Bloemfontein / Mangaung (Judiciário).
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,674 – médio.
Religião - Em termos de crença religiosa, cerca de três quartos dos sul-africanos são cristãos, particularmente protestantes. Pertencem a várias igrejas, incluindo muitas que combinam crenças cristãs e africanas tradicionais.
Muita da população não-cristã é animista. Entre as religiões minoritárias inclui-se o islão, o hinduísmo e o judaísmo.
Por convicções religiosas, a população professa:
· Igreja Cristã Zion: 11,1%
· Igreja Pentecostal: 8,2%
· Igreja Católica: 7,1%
· Igreja Metodista: 6,8%
· Igreja Reformada Holandesa: 6,7%
· Igreja Anglicana: 3,8%
· Ateus: 18%
Etnias - O censo de 2001 organizado pela agência de estatísticas da África do sul propôs cinco categorias raciais onde as pessoas se podiam classificar a si próprias, a última das quais, "não especificada/outra", recolheu um número negligível de respostas e foi omitida. Os resultados das outras categorias foram:
· Africano/Negro — 79,0%
· Branco — 9,6%
· Coloured — 8,9%
· Indiano/Asiático — 2,5%
De longe, a maior parte da população classificou-se como africana ou negra, mas não é culturalmente ou linguisticamente homogénea.

CURIOSIDADES SOBRE A ÁFRICA DO SUL

► Se você está ou vai para a África do Sul e pretende pedir uma pizza para entregar em casa, desista, pois lá não existe sistema delivery (entrega em casa).
► Na África do Sul você não encontrará lavanderias.
► As mulheres carregam seus filhos nas costas.
► Quem pretende viajar para a África do Sul deve saber que lá as tomadas não carregam celular, quem vai viajar deve levar um adaptador.
► É muito importante saber que na África do Sul não existem táxis e nem ônibus. Para quem vai passar um tempo lá, tem que alugar um carro ou usar vans que por sinal estão sempre lotadas.
► As mulheres na África jamais podem andar na frente do homem. Elas devem andar ao lado ou atrás do homem.
► Quem faz os trabalhos pesados (trabalhar na roça, carregar coisas na cabeça, etc) são as mulheres.
► Na África, a direção do carro é contrária. A direção é pela direita.
► A moeda usada na África do Sul é Kand. Os símbolos das notas da moeda Kand são animais como: elefante, búfalo, etc.
► Para entrar na África do Sul é necessário apresentar o certificado de vacinação contra a febre amarela.
► Na África do Sul a temperatura das águas é insuportável de tão gelada.
► Este é o país da diversidade que fala em onze idiomas, mas o inglês é suficiente para a comunicação.
► Visto: para ficar por lá menos de 90 dias, os brasileiros não precisam de visto.
► Uma das explicações para ser a queridinha dos turistas que visitam a África do Sul é a vida noturna intensa da Cidade do Cabo, a típica cidade que não dorme. Há uma infinidade de baladas para todos os gostos em regiões especificas, como: Long Street, Loop, Wale e Orange Street.
► A África do Sul é dona das mais conceituadas safras de vinho.
► Gastronomia: Come-se muito trash food. Há muito mais lugares vendendo batatas fritas e hambúrgueres que restaurantes. A comida é apimentada. A papa de farinha de milho acompanha todo prato africano (é como se fosse nosso arroz)
► O país fez a sua revolução. Já estão no segundo presidente negro (Mandela e Mbeki) mas o país ainda é dominado por brancos. Os negros são 75% da população mas estão relegados a atividades menos nobres. Os indianos são presença constante aqui e tem uma posição melhor que a dos negros e pior que os brancos. Os brancos dominam economicamente o país. Vivem em Sandton e arredores e nunca vão para o centro da cidade ou a parte sul. São lugares onde a criminalidade é muito mais alta (Soweto fica no extremo Sul, Sandton no Norte).
► Existem escolas públicas, semi publicas e privadas. As escolas semi públicas são praticamente exclusiva para brancos (além da questão financeira, ensinavam em Afrikans – língua dos brancos na época do Apertheid)
► Casa : O fogão é elétrico a energia aqui vem toda do carvão e eles tem problemas graves de apagão…e isso afeta a todos. Estão tentando resolver até a Copa. A mobilização é geral e sempre existem duas torneiras nas pias…quente e fria. As tomadas de parede tem interruptor. Ou seja, não basta ligar o seu aparelho na
tomada…se você não liga o interruptor não adianta nada.
► Carros: A frota dos carros é de dar muita inveja. É Mercedes, BMW, Hammer, Lamborguines, Ferrari e Toyotas…muitas toyotas…enfim, Polo aqui é carro popular. Quem tem um emprego estável aqui pode terum…os juros são baixos e a longas prestações. Carro aqui é sinal de status, é sinal de que voce tem um bom emprego.
► Transporte Público e Vias Coitados: Não há metrô (construirão para a Copa). Não há ônibus. Não há trens metropolitanos. Os pobres tem que se virar com as Vans.que são irresponsáveis e irregulares. Uma verdadeira terra sem lei. E as Vans não tem regularidade de horário, trajeto ou mesmo dias de circulação. O transito é
bastante complicado em algumas regiões. As ruas tem boa pavimentação mas são pessimamente sinalizadas. Não tem placa para lugar nenhum…mas sinal tem um monte. Vão ter muito trabalho até a Copa do Mundo.
► Mutilação Genital - A prática, que em muitos países africanos é considerada um rito de iniciação da idade adulta, consiste na extirpação total ou parcial do clitóris, em geral sem anestesia e em péssimas condições sanitárias. Em algumas regiões, também se realiza a infibulação, que consiste em juntar os grandes e pequenos lábios e costurar grande parte do orifício vaginal, deixando apenas uma pequena abertura para a saída do fluxo menstrual. No primeiro ato sexual, essa sutura é desfeita.Boa parte das mulheres mutiladas sofrem fusão labial, quistos e dor durante o coito, problemas que costumam ficar sem diagnóstico nem tratamento durante anos.

domingo, 16 de maio de 2010


A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Paulo Freire